Curriculum
Vitae
Sumário
João
Ruivo

C o n t a c t o s
ruivo@ipcb.pt
[
http://ipcb.academia.edu/JoãoRuivo
]
SITUAÇÃO
ACTUAL
-
Professor Universitário (Professor
Coordenador Aposentado).
-
Ex - Vice
Presidente da Polytechnic University de Castelo Branco
(Portugal).
-
IRCIT -
International Research Center for Inclusion and Teacher
Training - European University of Rome (Italy).
-
CEDEFOP
Stakeholder
(European Centro for the
Development of Vocational Training) (Belgium).
-
Cooperating
Teacher: Universitities UEX and USAL (Spain).
-
Diretor Fundador
do
Jornal de Educação e Cultura "Ensino
Magazine" e da Revista Científica, com revisão de
pares, GESTIN.
FORMAÇÃO ACADÉMICA
-
Doutor em
Teoria e História da Educação (Faculdade de
Educação da Universidade de Salamanca).
-
Mestre em
Análise e Organização do Ensino (Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de
Lisboa).
-
Licenciado
em Ciências Antropológicas e Etnológicas
(Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da
Universidade Técnica de Lisboa).
-
Diplomado
em Administração (Universidade Técnica de Lisboa).
-
Diplomado
em Direcção Estratégica de Universidades
(Universidade Politécnica da Catalunha – Barcelona).
-
Provas
Públicas de Professor Coordenador na área científica
de Supervisão e Formação (Escola Superior de Educação do
Instituto Politécnico de Castelo Branco).
PRÉMIOS
-
Prémios
Extraordinários da Universidade de Salamanca:
- Investigação
(2000).
- Doutoramento (2001).
-
Prémio
Internacional WAN-IFRA (2011) - World Association
of Newspapers and News Publishers, pela co-coordenação
do projecto “Educação para os Media” (FCT).
FUNÇÕES EXERCIDAS (ÚLTIMOS ANOS)
-
Vice-Presidente
da Universidade Politécnica de Castelo Branco (IPCB).
-
Examinador
Externo da Universidade Politécnica de Macau.
- Co-Coordenador do Conselho
Científico do Centro de Investigação de Políticas e
Sistemas Educativos (CIPSE), do Instituto
Politécnico de Leiria.
-
Professor
Coordenador na Escola Superior de Educação
(ESE) do Instituto
Piaget (Campus Universitário de Almada –
Lisboa) - Coordenação Científica do Mestrado
de Administração e Gestão Escolar e do Mestrado de Supervisão
Pedagógica e Avaliação. Membro
da Comissão Científica do Mestrado de Educação
Especial.
-
Director
da Escola
Superior
de Gestão do Instituto
Politécnico
de Castelo Branco.
- Director da Escola
Tecnológica - ETEPA.
-
Professor
Coordenador na Escola
Superior
de Educação (ESE) do IPCB - Departamento de
Ciências Sociais e da Educação.
-
Presidente
do
Conselho Científico da Escola
Superior
de Gestão do IPCB.
-
Presidente
do
Conselho Pedagógico da Escola
Superior
de Educação do IPCB.
-
Director
do Departamento de Ciências Sociais e da Educação
da ESE do IPCB.
-
Director
e Fundador do jornal de educação e cultura
“Ensino Magazine”.
-
Director
e Fundador da “EDUTOPIA,
Consultores
e Serviços”.
-
Director
e Fundador da revista científica (Peer Review)
de gestão, marketing e ciências sociais - “Gestin”.
-
Director
Adjunto da revista “Polinfor” do
IPCB.
-
Director
e Co-Fundador do semanário “Gazeta do
Interior”, no período em que este jornal foi
distinguido com o Prémio
Nacional de Imprensa Regional, atribuído
pelo Press
Club.
-
Coordenador
da Comissão Executiva
do Campus Virtual do IPCB.
-
Coordenador
da Comissão
de
Avaliação do
IPCB para a European University Association
(EUA).
-
Coordenador
do Curso de Especialização em "Organização e
Gestão de Eventos" (IPCB).
-
Co-Coordenador
do Mestrado em Administração
Pública (Universidade do Minho/IPCB).
-
Co-Coordenador
do Mestrado em Supervisão
(Universidade de Nottingham/IPCB).
-
Co-Coordenador
do Curso de Pós
Graduação em Gestão
da Saúde (IPCB).
-
Colaborador
de Cursos de Doutoramento em Educação da
Universidade de Salamanca (Faculdade de
Educação), e da Universidade da Extremadura (Badajoz).
-
Colaborador
do Instituto
de Inovação Educacional (IIE) no lançamento e
implementação do projecto “Qualidade XXI”.
-
Professor
Acreditado pela Universidade de Nottingham
(UK).
-
Investigador
em projectos acreditados pela Fundação para a
Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Centro de
Investigação em Políticas e Sistemas Educativos
(CIPSE).
-
Membro de
Comissões Técnicas de Avaliação de Cursos Superiores,
por designação do Ministro da Ciência, Tecnologia e
Ensino Superior.
-
Colaborador
Técnico do CNE – Conselho Nacional de Educação.
PUBLICAÇÕES
(2000/2025)
-
RUIVO, J. (2025) - Ideias Simples para
uma Escola Feliz. RVJ, Editores (ISBN -
978-989-36265-3-5).
-
RUIVO, J. et Al (2024). Narrativa
Simples Sobre uma Geração Irrepetível. In: A
Revolução de Abril no Liceu de Castelo Branco.
RVJ, Editores (ISBN – 978-989-35370-4-6).
-
RUIVO, J
& CARREGA, J. (2024) – Políticas
Educativas em Confronto - Uma Década de Testemunhos
Sobre o Sistema Educativo em Portugal. RVJ,
Editores (ISBN – 978-989-35370-2-2).
-
RUIVO, J.
(2022) Nota
Introdutória. In: Carrega, A. - Bloco
de Notas. RVJ Editores.
-
RUIVO, J.;
CARREGA, J. & ÓRIA, M. R. (2021). A
Utilização do Telemóvel em Contextos Educativos:
Representações de Alunos e Professores. In: Educação
e Ensino na Era da Informação - II, Capítulo
13. Editora Artemis (pp. 151-172). (ISBN
978-65-87396-48-4).
-
RUIVO, J.
(2021). Hernández Díaz: O Académico do Pensamento e da
Acção. In: Hernández Díaz, J. M. - Ensayos
Mínimos
Sobre la Universidad Deseada. Castelo Branco:
RVJ Editores (ISBN-978-989-53072-3-4).
-
RUIVO, J.;
MESQUITA, H. & AFONSO, P. (2019). Teacher Education
in Portugal. In: KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C. (eds)
-
International Handbook of Teacher Education World-Wide
(3 vols.). Nicosia:HM & Publishing. (ISBN
978-9963-2415-7-6).
- RASTEIRO,
D.;
ORIA, M. R.; RUIVO, J. (2018). Percursos
da
Inclusão Social em Portugal – Dois Estudos de Caso
Centrados nas Políticas Locais para Pessoas com
Necessidades Especiais. In: Aula,
Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca,
nº 24, pp. 177,193.
-
RUIVO, J.
(2018). Tecnologias e Inclusão. In A. D. Guerreiro
(Diretor Científico), Dicionário
de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em
Cidadania e no Prazer Solidário de Existir
(p.646-649, 2ª ed). Almada: Deodato Guerreiro/EDLARS -
Educomunicação e Vida.
-
CARREGA, J.;
ORIA, M.R.; RUIVO, J. (2018). Os
Dispositivos Móveis em Contextos Educativos.
Actas do XVI Congreso Nacional de Educación Comparada:
Educación e Inclusión: Aportes y Perspectivas desde la
Educación Comparada para la Equidad. Universidad La
Laguna. Tenerife, Outubro. pp 761-768.
-
CARREGA, J.;
ORIA, M.R.; RUIVO, J. (2018). A
Utilização do Telemóvel em Contextos Educativos:
Representações de Alunos e de Professores.
Actas do V Congresso Internacional TicEduca, Instituto
de Educação, Universidade de Lisboa: Lisboa, Novembro,
pp 109-121.
-
RASTEIRO,
D.; ORIA, M. R.; RUIVO, J. (2018). Educação
e Inclusão nas Cidades e as Pessoas com Deficiência.
Actas do XVI Congreso Nacional de Educación Comparada:
Educación e Inclusión: Aportes y Perspectivas desde la
Educación Comparada para la Equidad. Universidad. La
Laguna,Tenerife: Outubro. pp 271-280.
-
RUIVO, J.
(2015). Formar Professores, Melhorar a Escola, Mudar a
Sociedade. In: Formação
Inicial de Professores. Lisboa: Conselho
Nacional de Educação (CNE), pp. 166-175. (ISBN:
978-972-8360-94-8).
-
RUIVO, J.
& MESQUITA, H. (2015). The In-service Teacher
Training in Portugal: Organization, Contexts and
Experiences In: KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C. (eds)
International
Handbook of Teacher Education, Training and
Re-training Systems in Modern World. Nicosia,
Cyprus: HM - Studies and Publishing. (ISBN
978-9963-2093-4-7).
-
RUIVO, J.
& PAES, S. (2015). Inteligência
Emocional
e Liderança Escolar. In: Aula – Revista de
Pedagogía de la Universidad de Salamanca. Vol. 21, 2015,
pp. 233-245. ISSN – 0214-3402.
-
RUIVO, J
& REBELO, S. (2015). A
Inteligência Emocional na Gestão das Instituições
Educativas. In: Campo Abierto, vol. 33 nº 1,
pp. 137-150.
-
RUIVO, J
& CARREGA, J. (2015). Rogério
Fernandes. In Memoriam. RVJ, Editores (ISBN –
978-989-8289-45-2).
-
RUIVO, J.
(2014) – O Sustentável
Peso da Escola. In: Souta, L. Fardo
Escolar. Lisboa: Edições Exlibris.
-
RUIVO, J
& CARREGA, J. (2014). Políticas
Educativas em Portugal. RVJ, Editores. (ISBN –
978-989-8289-30-8).
-
RUIVO, J
& CARREGA, J. (2013) - A
Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento.
RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).
-
RUIVO, J
& MESQUITA, H. (2013). A
Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
In: RUIVO, J & CARREGA, J. (2013) - A
Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento.
RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).
-
RUIVO, J.
& CHABERT, C. (2013). As
Ofensivas
Tecnológicas e os Primeiros Anos de Escola. In:
RUIVO, J & CARREGA, J. (2013) - A
Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento.
RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).
-
RUIVO, J.
(2013). Seis Teses
Sobre as Tic e a Escola. In: RUIVO, J &
CARREGA, J. (2013) - A Escola e as TIC na Sociedade do
Conhecimento. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).
-
RUIVO, J.
(2012) – O Desencanto
dos Professores. RVJ Editores (ISBN –
978-989-8289-18-6).
-
TOMÉ, V.,
RUIVO, J., Barata, L. & Valente, V. (2012). Communicating
through school newspapers, local newspapers and social
media: what are the preferred K12 students’ topics?.
In P. Resta (Ed.), Proceedings
of Society for Information Technology & Teacher
Education International Conference 2012 (pp.
4179-4185).
-
RUIVO, J.
& MESQUITA, H. (2011) – Ensinar
e
Aprender: com ou para os Media? In: Educação e Media:
da Teoria ao Terreno. FCT – Fundação para a
Ciência e a Tecnologia. RVJ Editores.
(ISBN-978-989-8289-11-7).
-
RUIVO, J.
& CARREGA, J., (2011). Políticas
e
Políticos da Educação – Contributos para a História do
Sistema Educativo em Portugal. RVJ Editores.
(ISBN-978-989-8289-07-0).
-
RUIVO, J.
& MESQUITA, H. (2010) - Becoming a Teacher in
Portugal - Initial Teachers Training: a Review. In:
KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C. (eds) - International
Handbook
of Teacher Education World-Wide - Issues and
Challenges. Volume I pp. 429-448. Athens:
Atrapos Editions. (ISBN-978.960.459.088.9).
-
RUIVO, J.
& MESQUITA, H. (2010) – Educação
e
Formação na Sociedade do Conhecimento, In: Aula
– Revista de Pedagogía da Universidad de Salamanca.
(Separata), Nº 16, pp. 201-214. (ISSN-0214-3402).
-
RUIVO, J.
(2010) – ¿Es Fácil
Evaluar al Profesor? In: Revista Profesional,
Nº531, Marzo, 40-41.
-
TOMÉ, V.
Menezes, H.; Miranda, G.; Ponte, C. e RUIVO, J. (2009) –
Educmédia - Educar para
os Média através da Produção de Jornais Escolares.
Castelo Branco: RVJ Editores & FCT - Fundação para a
Ciência e Tecnologia. (ISBN - 978-989-95772-6-8).
-
RUIVO, J.
& Trigueiros, A. (2009) – Avaliação
de Desempenho de Professores. RVJ Editores.
(ISBN-978-989-95772-9-9).
-
RUIVO, J.
(2009) – ¿Y Vale la
Pena Ser Profesor? In: Revista
Profesional, Nº 522, Marzo, 28-29.
-
RUIVO, J.
(2008) – Educação
& Desenvolvimento. RVJ Editores.
(ISBN-978-989-95772-1-3).
-
RUIVO, J, et
al. (2008) – Ser
Professor: Satisfação Profissional e Papel das
Organizações de Docentes (Um Estudo Nacional).
Editorial IPCB. (ISBN-978-972-99849-9-0).
-
RUIVO, J.
(2006) – Contextos de
Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento. In:
Contextos de Aprendizagem para uma Sociedade do
Conhecimento. RVJ Editores. 95-102.
-
RUIVO, J.
(2005) – A Promoção
das Novas Tecnologias. In: Tecnologias da
Informação e da Comunicação no Espaço Rural. Editorial
IPCB.
-
RUIVO, J.
(2005) – As
Tecnologias Digitais e o Ambiente Educativo.
In: A Escola que Aprende. RVJ Editores, 109-116.
-
RUIVO, J.
(2005) - O Politécnico
de Castelo Branco e suas Relações com os Dinamismos
Económicos e Sociais. In: Actas da Conferência
Regional do Centro. Observatório do Emprego e Formação
Profissional, 18-20.
-
RUIVO, J.
(2004) – Políticas e
Fundamentos da Formação de Professores. In:
Educare/Educere, Ano X, Nº 16, Julho, 37-54.
-
RUIVO, J.
(2003) – Os Docentes
em Tempos de Mudança. In: Professores em Tempos
de Mudança. RVJ Editores. 65-71.
-
RUIVO, J.
(2003) – O Ensino
Superior Politécnico em Portugal nos Textos: História
de uma Revolução Tranquila. (Em Separata). In:
Sarmiento, Anuário Galego de História da Educación, Nº
7, 2003, 177-204.
-
RUIVO, J.
(2002) – Requalificar
a Formação de Educadores. In: Educação de
Infância – Educare/ Educere, Ano V, Nº 12, Julho 2002.
65-74.
-
RUIVO, J.
(2002) – A Escola em
Liberdade Condicional, Livro de Actas das X
Jornadas Pedagógicas da ANP, Março 2002.
-
RUIVO, J.
(2002) – Inovação
Pedagógica na Formação de Professores: Um Contributo
para a Análise dos Processos Formativos na Raia de
Portugal, (Resumo da Tese de Doutoramento), In:
Educare/Educere, Ano V, Nº12, Julho 2002.
-
RUIVO, J.
(2001) – Utopias e
Realidades da Formação, Livro de Actas das IX
Jornadas Pedagógicas da ANP, Março de 2001.
-
RUIVO, J.
& AFONSO, M. (2001) – O
que é um Bom Professor de Matemática: Representações
de Características de Professores de Matemática,
Segundo Alunos dos Ensinos Básico, Secundário e
Superior, In: Educare/Educere, Ano V, Nº
Especial: Investigar em Supervisão, Maio de 2001.
-
RUIVO, J.
& GONÇALVES, L. (2001) – As
Representações
de Bom Professor de Alunos e de Professores da Escola
Secundária de Alcains, In: Educare/Educere, Ano
V, Nº Especial: Investigar em Supervisão, Maio de 2001.
-
RUIVO, J.
(2000) – Paradigmas
Alternativos na Formação de Professores, Actas
das VIII Jornadas Pedagógicas da ANP, Março de 2000.
-
RUIVO, J.
(2000) – Contra a
Resistência: Resistir!, In: Educare/Educere,
Ano V, Nº 8, Junho 2000.
ÁREAS DE
INVESTIGAÇÃO
Supervisão e
Formação de Professores; Metodologias da Investigação
Educacional; Teoria Curricular; Administração e Gestão
Educativa; Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)
na Educação.
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