Curriculum Vitae Sumário
João Ruivo

C o n t a c t o s
ruivo@ipcb.pt
[
http://ipcb.academia.edu/JoãoRuivo
]
SITUAÇÃO ACTUAL
-
Professor
Universitário (Professor Coordenador Aposentado).
-
Ex - Vice Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Director da Escola Tecnológica ETEPA.
-
Membro do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CISC-NOVA).
-
Professor Colaborador nas Universidades da Extremadura (UEX) e de Salamanca (USAL).
-
Stakeholder do CEDEFOP (European Centro for the Development of Vocational Training).
-
Director Fundador
do jornal de educação e cultura "Ensino Magazine".
FORMAÇÃO
ACADÉMICA
-
Doutor em Teoria
e História da Educação (Faculdade de Educação da
Universidade de Salamanca).
-
Mestre em Análise
e Organização do Ensino (Faculdade de Psicologia e de
Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).
-
Licenciado em Ciências
Antropológicas e Etnológicas (Instituto Superior de Ciências
Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa).
-
Diplomado em Administração
(Universidade Técnica de Lisboa).
-
Diplomado em Direcção
Estratégica de Universidades (Universidade Politécnica da
Catalunha – Barcelona).
-
Provas Públicas
de Professor Coordenador na área científica de Supervisão e Formação (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco).
PRÉMIOS
-
Prémios
Extraordinários da Universidade de Salamanca:
- Investigação
(2000).
- Doutoramento
(2001).
-
Prémio
Internacional WAN-IFRA (2011) - World Association of Newspapers and
News Publishers, pela co-coordenação do projecto “Educação
para os Media” (FCT).
FUNÇÕES
EXERCIDAS (ÚLTIMOS ANOS)
-
Vice-presidente
do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).
-
Examinador Externo da Universidade Politécnica de Macau.
-
Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Centro de Investigação de Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE), do Instituto Politécnico de Leiria.
-
Professor
Coordenador na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto
Piaget (Campus Universitário de Almada – Lisboa -
Portugal) - Coordenação Científica do Mestrado de
Administração e Gestão Escolar e do Mestrado
de Supervisão Pedagógica e Avaliação. Membro da Comissão Científica do Mestrado de Educação Especial.
-
Director da
Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo
Branco.
-
Professor
Coordenador na Escola Superior de Educação (ESE) do IPCB -
Departamento de Ciências Sociais e da Educação.
-
Presidente do
Conselho Científico da Escola Superior de Gestão do IPCB.
-
Presidente do
Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do IPCB.
-
Director do
Departamento de Ciências Sociais e da Educação da ESE do IPCB.
-
Director e
fundador do jornal de educação e cultura “Ensino Magazine”. Director e
fundador da “EDUTOPIA, Consultores e Serviços”. -
Director e
fundador da revista científica (Peer Review) de gestão, marketing
e ciências sociais - “Gestin”.
-
Director Adjunto
da revista “Polinfor” do IPCB.
-
Director e
co-fundador do semanário “Gazeta do Interior”, no período
em que este jornal foi distinguido com o Prémio Nacional de
Imprensa Regional, atribuído pelo Press
Club.
-
Coordenador da
Comissão Executiva do Campus Virtual do IPCB.
-
Coordenador da
Comissão de Avaliação do IPCB para a European University
Association (EUA).
-
Coordenador do Curso
de Especialização em "Organização e Gestão de Eventos" (IPCB).
-
Co-Coordenador do
Mestrado em Administração Pública (Universidade do Minho/IPCB).
-
Co-Coordenador do
Mestrado em Supervisão (Universidade de Nottingham/IPCB).
-
Co-Coordenador do Curso
de Pós Graduação em Gestão da Saúde (IPCB).
-
Colaborador de Cursos
de Doutoramento em Educação da Universidade de Salamanca
(Faculdade de Educação), e da Universidade da Extremadura (Badajoz).
-
Colaborador do
Instituto de Inovação Educacional (IIE) no lançamento e
implementação do projecto “Qualidade XXI”.
-
Professor
Acreditado pela Universidade de Nottingham (UK).
-
Investigador em
projectos acreditados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(FCT) e pelo Centro de Investigação em Políticas e Sistemas
Educativos (CIPSE).
-
Membro de
Comissões Técnicas de Avaliação de Cursos Superiores, por
designação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
-
Colaborador
Técnico do CNE – Conselho Nacional de Educação.
PUBLICAÇÕES
(2000/2022)
-
RUIVO, J. (2022) Nota Introdutória. In: Carrega, A. - Bloco de Notas. RVJ Editores.
-
RUIVO, J.; CARREGA, J. & ÓRIA, M. R. (2021). A Utilização do Telemóvel em Contextos Educativos: Representações de Alunos e Professores. In: Educação e Ensino na Era da Informação - II, Capítulo 13. Editora Artemis (pp. 151-172). (ISBN 978-65-87396-48-4).
-
RUIVO, J. (2021). Hernández Díaz: O Académico do Pensamento e da Acção. In: Hernández Díaz, J. M. - Ensayos Mínimos Sobre la Universidad Deseada. Castelo Branco: RVJ Editores (ISBN-978-989-53072-3-4).
-
RUIVO, J.; MESQUITA, H. & AFONSO, P. (2019). Teacher
Education in Portugal. In: KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C. (eds) -
International Handbook of Teacher Education World-Wide (3 vols.). Nicosia:HM & Publishing. (ISBN 978-9963-2415-7-6).
- RASTEIRO, D.; ORIA, M. R.; RUIVO, J. (2018). Percursos
da Inclusão Social em Portugal – Dois Estudos de Caso Centrados nas
Políticas Locais para Pessoas com Necessidades Especiais. In: Aula, Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca, nº 24, pp. 177,193.
RUIVO, J. (2018). Tecnologias e Inclusão. In A. D. Guerreiro (Diretor Científico), Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir (p.646-649, 2ª ed). Almada: Deodato Guerreiro/EDLARS - Educomunicação e Vida.
CARREGA, J.; ORIA, M.R.; RUIVO, J. (2018). Os Dispositivos Móveis em Contextos Educativos.
Actas do XVI Congreso Nacional de Educación Comparada: Educación e
Inclusión: Aportes y Perspectivas desde la Educación Comparada para la
Equidad. Universidad La Laguna. Tenerife, Outubro. pp 761-768.
CARREGA, J.; ORIA, M.R.; RUIVO, J. (2018). A Utilização do Telemóvel em Contextos Educativos: Representações de Alunos e de Professores. Actas do V Congresso Internacional TicEduca, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa: Lisboa, Novembro, pp 109-121.
RASTEIRO, D.; ORIA, M. R.; RUIVO, J. (2018). Educação e Inclusão nas Cidades e as Pessoas com Deficiência.
Actas do XVI Congreso Nacional de Educación Comparada: Educación e
Inclusión: Aportes y Perspectivas desde la Educación Comparada para la
Equidad. Universidad. La Laguna,Tenerife: Outubro. pp 271-280.
RUIVO, J. (2015). Formar Professores, Melhorar a Escola, Mudar a Sociedade. In: Formação Inicial de Professores. Lisboa: Conselho Nacional de Educação (CNE), pp. 166-175. (ISBN: 978-972-8360-94-8).
RUIVO,
J. & MESQUITA, H. (2015). The In-service Teacher Training in
Portugal: Organization, Contexts and Experiences In: KARRAS, K.G. &
WOLHUTER, C.C. (eds) International Handbook of Teacher Education, Training and Re-training Systems in Modern World. Nicosia, Cyprus: HM - Studies and Publishing. (ISBN 978-9963-2093-4-7).
RUIVO,
J. & PAES, S. (2015). Inteligência Emocional e Liderança Escolar.
In: Aula – Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca. Vol.
21, 2015, pp. 233-245. ISSN – 0214-3402.
RUIVO,
J & REBELO, S. (2015). A Inteligência Emocional na Gestão das
Instituições Educativas. In: Campo Abierto, vol. 33 nº 1, pp. 137-150.
RUIVO, J & CARREGA, J. (2015). Rogério Fernandes. In Memoriam. RVJ, Editores (ISBN – 978-989-8289-45-2).
RUIVO, J. (2014) – O Sustentável Peso da Escola. In: Souta, L. Fardo Escolar. Lisboa: Edições Exlibris.
RUIVO, J & CARREGA, J. (2014). Políticas Educativas em Portugal. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-30-8).
RUIVO, J & CARREGA, J. (2013) - A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).
RUIVO,
J & MESQUITA, H. (2013). A Escola na Sociedade da Informação e do
Conhecimento. In: RUIVO, J & CARREGA, J. (2013) - A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).
RUIVO,
J. & CHABERT, C. (2013). As Ofensivas Tecnológicas e os Primeiros
Anos de Escola. In: RUIVO, J & CARREGA, J. (2013) - A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).
RUIVO,
J. (2013). Seis Teses Sobre as Tic e a Escola. In: RUIVO, J &
CARREGA, J. (2013) - A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento.
RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).
RUIVO, J. (2012) – O Desencanto dos Professores. RVJ Editores (ISBN – 978-989-8289-18-6).
TOMÉ,
V., RUIVO, J., Barata, L. & Valente, V. (2012). Communicating
through school newspapers, local newspapers and social media: what are
the preferred K12 students’ topics?. In P. Resta (Ed.), Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012 (pp. 4179-4185).
RUIVO,
J. & MESQUITA, H. (2011) – Ensinar e Aprender: com ou para os
Media? In: Educação e Media: da Teoria ao Terreno. FCT – Fundação para
a Ciência e a Tecnologia. RVJ Editores. (ISBN-978-989-8289-11-7).
RUIVO,
J. & CARREGA, J., (2011). Políticas e Políticos da Educação –
Contributos para a História do Sistema Educativo em Portugal. RVJ
Editores. (ISBN-978-989-8289-07-0).
RUIVO,
J. & MESQUITA, H. (2010) - Becoming a Teacher in Portugal - Initial
Teachers Training: a Review. In: KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C.
(eds) - International Handbook of Teacher Education World-Wide - Issues and Challenges. Volume I pp. 429-448. Athens: Atrapos Editions. (ISBN-978.960.459.088.9).
RUIVO,
J. & MESQUITA, H. (2010) – Educação e Formação na Sociedade do
Conhecimento, In: Aula – Revista de Pedagogía da Universidad de
Salamanca. (Separata), Nº 16, pp. 201-214. (ISSN-0214-3402).
RUIVO, J. (2010) – ¿Es Fácil Evaluar al Profesor? In: Revista Profesional, Nº531, Marzo, 40-41.
TOMÉ,
V. Menezes, H.; Miranda, G.; Ponte, C. e RUIVO, J. (2009) – Educmédia -
Educar para os Média através da Produção de Jornais Escolares. Castelo
Branco: RVJ Editores & FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia.
(ISBN - 978-989-95772-6-8).
RUIVO, J. & Trigueiros, A. (2009) – Avaliação de Desempenho de Professores. RVJ Editores. (ISBN-978-989-95772-9-9).
RUIVO, J. (2009) – ¿Y Vale la Pena Ser Profesor? In: Revista Profesional, Nº 522, Marzo, 28-29.
RUIVO, J. (2008) – Educação & Desenvolvimento. RVJ Editores. (ISBN-978-989-95772-1-3).
RUIVO,
J, et al. (2008) – Ser Professor: Satisfação Profissional e Papel das
Organizações de Docentes (Um Estudo Nacional). Editorial IPCB.
(ISBN-978-972-99849-9-0).
RUIVO,
J. (2006) – Contextos de Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento. In:
Contextos de Aprendizagem para uma Sociedade do Conhecimento. RVJ
Editores. 95-102.
RUIVO,
J. (2005) – A Promoção das Novas Tecnologias. In: Tecnologias da
Informação e da Comunicação no Espaço Rural. Editorial IPCB.
RUIVO, J. (2005) – As Tecnologias Digitais e o Ambiente Educativo. In: A Escola que Aprende. RVJ Editores, 109-116.
RUIVO,
J. (2005) - O Politécnico de Castelo Branco e suas Relações com os
Dinamismos Económicos e Sociais. In: Actas da Conferência Regional do
Centro. Observatório do Emprego e Formação Profissional, 18-20.
RUIVO, J. (2004) – Políticas e Fundamentos da Formação de Professores. In: Educare/Educere, Ano X, Nº 16, Julho, 37-54.
RUIVO, J. (2003) – Os Docentes em Tempos de Mudança. In: Professores em Tempos de Mudança. RVJ Editores. 65-71.
RUIVO,
J. (2003) – O Ensino Superior Politécnico em Portugal nos Textos:
História de uma Revolução Tranquila. (Em Separata). In: Sarmiento,
Anuário Galego de História da Educación, Nº 7, 2003, 177-204.
RUIVO,
J. (2002) – Requalificar a Formação de Educadores. In: Educação de
Infância – Educare/ Educere, Ano V, Nº 12, Julho 2002. 65-74.
RUIVO, J. (2002) – A Escola em Liberdade Condicional, Livro de Actas das X Jornadas Pedagógicas da ANP, Março 2002.
RUIVO,
J. (2002) – Inovação Pedagógica na Formação de Professores: Um
Contributo para a Análise dos Processos Formativos na Raia de Portugal,
(Resumo da Tese de Doutoramento), In: Educare/Educere, Ano V, Nº12,
Julho 2002.
RUIVO, J. (2001) – Utopias e Realidades da Formação, Livro de Actas das IX Jornadas Pedagógicas da ANP, Março de 2001.
RUIVO,
J. & AFONSO, M. (2001) – O que é um Bom Professor de Matemática:
Representações de Características de Professores de Matemática, Segundo
Alunos dos Ensinos Básico, Secundário e Superior, In: Educare/Educere,
Ano V, Nº Especial: Investigar em Supervisão, Maio de 2001.
RUIVO,
J. & GONÇALVES, L. (2001) – As Representações de Bom Professor de
Alunos e de Professores da Escola Secundária de Alcains, In:
Educare/Educere, Ano V, Nº Especial: Investigar em Supervisão, Maio de
2001.
RUIVO,
J. (2000) – Paradigmas Alternativos na Formação de Professores, Actas
das VIII Jornadas Pedagógicas da ANP, Março de 2000.
RUIVO, J. (2000) – Contra a Resistência: Resistir!, In: Educare/Educere, Ano V, Nº 8, Junho 2000.
ÁREAS
DE INVESTIGAÇÃO
Supervisão
e Formação de Professores; Metodologias da Investigação
Educacional; Teoria Curricular; Administração e Gestão Educativa;
Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação.
|