Curriculum Vitae Sumário

 

João Ruivo


C o n t a c t o s

ruivo@ipcb.pt

[ http://ipcb.academia.edu/JoãoRuivo ]

 


SITUAÇÃO ACTUAL

  • Professor Universitário (Professor Coordenador Aposentado).

  • Ex - Vice Presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

  • Director da Escola Tecnológica ETEPA.

  • Membro do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CISC-NOVA).

  • Professor Colaborador nas Universidades da Extremadura (UEX) e de Salamanca (USAL).

  • Stakeholder do CEDEFOP (European Centro for the Development of Vocational Training).

  • Director Fundador do jornal de educação e cultura "Ensino Magazine".

 

FORMAÇÃO ACADÉMICA

  • Doutor em Teoria e História da Educação (Faculdade de Educação da Universidade de Salamanca).

  • Mestre em Análise e Organização do Ensino (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

  • Licenciado em Ciências Antropológicas e Etnológicas (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa).

  • Diplomado em Administração (Universidade Técnica de Lisboa).

  • Diplomado em Direcção Estratégica de Universidades (Universidade Politécnica da Catalunha – Barcelona).

  • Provas Públicas de Professor Coordenador na área científica de Supervisão e Formação (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco).

 

PRÉMIOS

  • Prémios Extraordinários da Universidade de Salamanca:
    - Investigação (2000).
    - Doutoramento (2001).

  • Prémio Internacional WAN-IFRA (2011) - World Association of Newspapers and News Publishers, pela co-coordenação do projecto “Educação para os Media” (FCT).

 

FUNÇÕES EXERCIDAS (ÚLTIMOS ANOS)

  • Vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB).

  • Examinador Externo da Universidade Politécnica de Macau.

  • Membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do Centro de Investigação de Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE), do Instituto Politécnico de Leiria.

  • Professor Coordenador na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Piaget (Campus Universitário de Almada – Lisboa - Portugal) - Coordenação Científica do Mestrado de Administração e Gestão Escolar e do Mestrado de Supervisão Pedagógica e Avaliação. Membro da Comissão Científica do Mestrado de Educação Especial.

  • Director da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

  • Professor Coordenador na Escola Superior de Educação (ESE) do IPCB - Departamento de Ciências Sociais e da Educação.

  • Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Gestão do IPCB.

  • Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação do IPCB.

  • Director do Departamento de Ciências Sociais e da Educação da ESE do IPCB.

  • Director e fundador do jornal de educação e cultura Ensino Magazine.

  • Director e fundador da EDUTOPIA, Consultores e Serviços”.

  • Director e fundador da revista científica (Peer Review) de gestão, marketing e ciências sociais - Gestin.

  • Director Adjunto da revista Polinfor do IPCB.

  • Director e co-fundador do semanário Gazeta do Interior, no período em que este jornal foi distinguido com o Prémio Nacional de Imprensa Regional, atribuído pelo Press Club.

  • Coordenador da Comissão Executiva do Campus Virtual do IPCB.

  • Coordenador da Comissão de Avaliação do IPCB para a European University Association (EUA).

  • Coordenador do Curso de Especialização em "Organização e Gestão de Eventos" (IPCB).

  • Co-Coordenador do Mestrado em Administração Pública (Universidade do Minho/IPCB).

  • Co-Coordenador do Mestrado em Supervisão (Universidade de Nottingham/IPCB).

  • Co-Coordenador do Curso de Pós Graduação em Gestão da Saúde (IPCB).

  • Colaborador de Cursos de Doutoramento em Educação da Universidade de Salamanca (Faculdade de Educação), e da Universidade da Extremadura (Badajoz).

  • Colaborador do Instituto de Inovação Educacional (IIE) no lançamento e implementação do projecto “Qualidade XXI”.

  • Professor Acreditado pela Universidade de Nottingham (UK).

  • Investigador em projectos acreditados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo Centro de Investigação em Políticas e Sistemas Educativos (CIPSE).

  • Membro de Comissões Técnicas de Avaliação de Cursos Superiores, por designação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

  • Colaborador Técnico do CNE – Conselho Nacional de Educação.

 

PUBLICAÇÕES (2000/2022)

  • RUIVO, J. (2022) Nota Introdutória. In: Carrega, A. - Bloco de Notas. RVJ Editores.

  • RUIVO, J.; CARREGA, J. & ÓRIA, M. R. (2021). A Utilização do Telemóvel em Contextos Educativos: Representações de Alunos e Professores. In: Educação e Ensino na Era da Informação - II, Capítulo 13. Editora Artemis (pp. 151-172). (ISBN 978-65-87396-48-4).

  • RUIVO, J. (2021). Hernández Díaz: O Académico do Pensamento e da Acção. In: Hernández Díaz, J. M. - Ensayos Mínimos Sobre la Universidad Deseada. Castelo Branco: RVJ Editores (ISBN-978-989-53072-3-4).

  • RUIVO, J.; MESQUITA, H. & AFONSO, P. (2019). Teacher Education in Portugal. In: KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C. (eds) - International Handbook of Teacher Education World-Wide (3 vols.). Nicosia:HM & Publishing. (ISBN 978-9963-2415-7-6).

  • RASTEIRO, D.; ORIA, M. R.; RUIVO, J. (2018).  Percursos da Inclusão Social em Portugal – Dois Estudos de Caso Centrados nas Políticas Locais para Pessoas com Necessidades Especiais. In: Aula, Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca, nº 24, pp. 177,193.
  • RUIVO, J. (2018). Tecnologias e Inclusão. In A. D. Guerreiro (Diretor Científico), Dicionário de Conceitos, Nomes e Fontes para a Inclusão: Humanizar a Vida em Cidadania e no Prazer Solidário de Existir (p.646-649, 2ª ed). Almada: Deodato Guerreiro/EDLARS - Educomunicação e Vida.

  • CARREGA, J.; ORIA, M.R.; RUIVO, J. (2018). Os Dispositivos Móveis em Contextos Educativos. Actas do XVI Congreso Nacional de Educación Comparada: Educación e Inclusión: Aportes y Perspectivas desde la Educación Comparada para la Equidad. Universidad La Laguna. Tenerife, Outubro. pp 761-768.

  • CARREGA, J.; ORIA, M.R.; RUIVO, J. (2018). A Utilização do Telemóvel em Contextos Educativos: Representações de Alunos e de Professores. Actas do V Congresso Internacional TicEduca, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa: Lisboa, Novembro, pp 109-121.

  • RASTEIRO, D.; ORIA, M. R.; RUIVO, J. (2018).  Educação e Inclusão nas Cidades e as Pessoas com Deficiência. Actas do XVI Congreso Nacional de Educación Comparada: Educación e Inclusión: Aportes y Perspectivas desde la Educación Comparada para la Equidad. Universidad. La Laguna,Tenerife: Outubro. pp 271-280.

  • RUIVO, J. (2017). Escola: Uma Tribo Global. RVJ Editores. (ISBN - 978-989-8289-85-8).

  • RUIVO, J. (2015). Formar Professores, Melhorar a Escola, Mudar a Sociedade. In: Formação Inicial de Professores. Lisboa: Conselho Nacional de Educação (CNE), pp. 166-175. (ISBN: 978-972-8360-94-8).

  • RUIVO, J. & MESQUITA, H. (2015). The In-service Teacher Training in Portugal: Organization, Contexts and Experiences In: KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C. (eds) International Handbook of Teacher Education, Training and Re-training Systems in Modern World. Nicosia, Cyprus: HM - Studies and Publishing. (ISBN 978-9963-2093-4-7).

  • RUIVO, J. & PAES, S. (2015). Inteligência Emocional e Liderança Escolar. In: Aula – Revista de Pedagogía de la Universidad de Salamanca. Vol. 21, 2015, pp. 233-245. ISSN – 0214-3402.

  • RUIVO, J & REBELO, S. (2015). A Inteligência Emocional na Gestão das Instituições Educativas. In: Campo Abierto, vol. 33 nº 1, pp. 137-150.

  • RUIVO, J & CARREGA, J. (2015). Rogério Fernandes. In Memoriam. RVJ, Editores (ISBN – 978-989-8289-45-2).

  • RUIVO, J. (2014) – O Sustentável Peso da Escola. In: Souta, L. Fardo Escolar. Lisboa: Edições Exlibris.

  • RUIVO, J & CARREGA, J. (2014). Políticas Educativas em Portugal. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-30-8).

  • RUIVO, J & CARREGA, J. (2013) - A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).

  • RUIVO, J & MESQUITA, H. (2013). A Escola na Sociedade da Informação e do Conhecimento. In: RUIVO, J & CARREGA, J. (2013) - A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).

  • RUIVO, J. & CHABERT, C. (2013). As Ofensivas Tecnológicas e os Primeiros Anos de Escola. In: RUIVO, J & CARREGA, J. (2013) - A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).

  • RUIVO, J. (2013). Seis Teses Sobre as Tic e a Escola. In: RUIVO, J & CARREGA, J. (2013) - A Escola e as TIC na Sociedade do Conhecimento. RVJ, Editores. (ISBN – 978-989-8289-23-0).

  • RUIVO, J. (2012) – O Desencanto dos Professores. RVJ Editores (ISBN – 978-989-8289-18-6).

  • TOMÉ, V., RUIVO, J., Barata, L. & Valente, V. (2012). Communicating through school newspapers, local newspapers and social media: what are the preferred K12 students’ topics?. In P. Resta (Ed.), Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012 (pp. 4179-4185).

  • RUIVO, J. & MESQUITA, H. (2011) – Ensinar e Aprender: com ou para os Media? In: Educação e Media: da Teoria ao Terreno. FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. RVJ Editores. (ISBN-978-989-8289-11-7).

  • RUIVO, J. & CARREGA, J., (2011). Políticas e Políticos da Educação – Contributos para a História do Sistema Educativo em Portugal. RVJ Editores. (ISBN-978-989-8289-07-0).

  • RUIVO, J. & MESQUITA, H. (2010) - Becoming a Teacher in Portugal - Initial Teachers Training: a Review. In: KARRAS, K.G. & WOLHUTER, C.C. (eds) - International Handbook of Teacher Education World-Wide - Issues and Challenges. Volume I pp. 429-448. Athens: Atrapos Editions. (ISBN-978.960.459.088.9).

  • RUIVO, J. & MESQUITA, H. (2010) – Educação e Formação na Sociedade do Conhecimento, In: Aula – Revista de Pedagogía da Universidad de Salamanca. (Separata), Nº 16, pp. 201-214. (ISSN-0214-3402).

  • RUIVO, J. (2010) – ¿Es Fácil Evaluar al Profesor? In: Revista Profesional, Nº531, Marzo, 40-41.

  • TOMÉ, V. Menezes, H.; Miranda, G.; Ponte, C. e RUIVO, J. (2009) – Educmédia - Educar para os Média através da Produção de Jornais Escolares. Castelo Branco: RVJ Editores & FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia. (ISBN - 978-989-95772-6-8).

  • RUIVO, J. & Trigueiros, A. (2009) – Avaliação de Desempenho de Professores. RVJ Editores. (ISBN-978-989-95772-9-9).

  • RUIVO, J. (2009) – ¿Y Vale la Pena Ser Profesor? In: Revista Profesional, Nº 522, Marzo, 28-29.

  • RUIVO, J. (2008) – Educação & Desenvolvimento. RVJ Editores. (ISBN-978-989-95772-1-3).

  • RUIVO, J, et al. (2008) – Ser Professor: Satisfação Profissional e Papel das Organizações de Docentes (Um Estudo Nacional). Editorial IPCB. (ISBN-978-972-99849-9-0).

  • RUIVO, J. (2006) – Contextos de Aprendizagem na Sociedade do Conhecimento. In: Contextos de Aprendizagem para uma Sociedade do Conhecimento. RVJ Editores. 95-102.

  • RUIVO, J. (2005) – A Promoção das Novas Tecnologias. In: Tecnologias da Informação e da Comunicação no Espaço Rural. Editorial IPCB.

  • RUIVO, J. (2005) – As Tecnologias Digitais e o Ambiente Educativo. In: A Escola que Aprende. RVJ Editores, 109-116.

  • RUIVO, J. (2005) - O Politécnico de Castelo Branco e suas Relações com os Dinamismos Económicos e Sociais. In: Actas da Conferência Regional do Centro. Observatório do Emprego e Formação Profissional, 18-20.

  • RUIVO, J. (2004) – Políticas e Fundamentos da Formação de Professores. In: Educare/Educere, Ano X, Nº 16, Julho, 37-54.

  • RUIVO, J. (2003) – Os Docentes em Tempos de Mudança. In: Professores em Tempos de Mudança. RVJ Editores. 65-71.

  • RUIVO, J. (2003) – O Ensino Superior Politécnico em Portugal nos Textos: História de uma Revolução Tranquila. (Em Separata). In: Sarmiento, Anuário Galego de História da Educación, Nº 7, 2003, 177-204.

  • RUIVO, J. (2002) – Requalificar a Formação de Educadores. In: Educação de Infância – Educare/ Educere, Ano V, Nº 12, Julho 2002. 65-74.

  • RUIVO, J. (2002) – A Escola em Liberdade Condicional, Livro de Actas das X Jornadas Pedagógicas da ANP, Março 2002.

  • RUIVO, J. (2002) – Inovação Pedagógica na Formação de Professores: Um Contributo para a Análise dos Processos Formativos na Raia de Portugal, (Resumo da Tese de Doutoramento), In: Educare/Educere, Ano V, Nº12, Julho 2002.

  • RUIVO, J. (2001) – Utopias e Realidades da Formação, Livro de Actas das IX Jornadas Pedagógicas da ANP, Março de 2001.

  • RUIVO, J. & AFONSO, M. (2001) – O que é um Bom Professor de Matemática: Representações de Características de Professores de Matemática, Segundo Alunos dos Ensinos Básico, Secundário e Superior, In: Educare/Educere, Ano V, Nº Especial: Investigar em Supervisão, Maio de 2001.

  • RUIVO, J. & GONÇALVES, L. (2001) – As Representações de Bom Professor de Alunos e de Professores da Escola Secundária de Alcains, In: Educare/Educere, Ano V, Nº Especial: Investigar em Supervisão, Maio de 2001.

  • RUIVO, J. (2000) – Paradigmas Alternativos na Formação de Professores, Actas das VIII Jornadas Pedagógicas da ANP, Março de 2000.

  • RUIVO, J. (2000) – Contra a Resistência: Resistir!, In: Educare/Educere, Ano V, Nº 8, Junho 2000.

 

 

 

ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO

Supervisão e Formação de Professores; Metodologias da Investigação Educacional; Teoria Curricular; Administração e Gestão Educativa; Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação.

 



 

02-FEV-2022