ACTIVIDADES REALIZADAS

Esta associação teve início em 1987 na Casa de Cultura e Juventude de Castelo Branco e partiu da iniciativa de alguns escuteiros e professores. No iníci o foram feitas algumas explorações no percurso do rio Ocreza, e recolhas etnográficas em diversas povoações do distrito. Ainda como grupo de trabalho, esta associação então com o nome de associação cultural Lusitânia, transformou algumas recolhas de literatura popular em peças de teatro para fantoches. Em 1989 este grupo de trabalho é legalizado com o nome de Associação Cultural Outrem sendo o seu âmbito (defesa do ambiente e património).

São realizados vários campos de trabalho em diversas localidades da Beira (Louriçal do Campo, Póvoa de Rio de Moinhos, Penha Garcia, Alpedrinha).

No âmbito do Projecto Polén, desde 1992 até ao presente foram feitos diversos percursos de observação ambiental, colocação de ninhos e de comedouros, colóquios e jornadas de ambiente e património, contest para rádio Banda de Cidadão. Foram feitas acções de educação ambiental em diversas escolas e recolha de pilhas. Foram ainda realizadas diversas acções de formação em desportos aventura. Tendo por base os estudos efectuados, publicaram-se vários trabalhos de índole etnográfico.


Projecto Lusitânia
Ponto de Interpretação da Natureza

Situado no Campo Ocreza, no meio do Percurso da Sra. do Valverde, dispõe de exposição fotográfica permanente, com aspectos importantes da fauna, flora e geologia. O Campo dispõe de local para tiro com arco e acampamento.

Localização:
Latitude: 39°52'12.04"N
Longitude: 7°32'21.61"O

Mapa de localização (.pdf)
Google Earth (.kmz)